A coleta e análise de dados sempre foi uma ação importante para os negócios, especialmente no que diz respeito à tomada de decisões. Mas quais são os dados financeiros que merecem maior atenção?
A única forma de avaliar se os negócios andam bem é fazendo o monitoramento dos indicadores financeiros empresariais. Esses dados tem o objetivo de verificar o desempenho da empresa e como está a sua saúde financeira. Eles são calculados a partir de três principais demonstrativos: balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício e demonstrativo do fluxo de caixa. Com essas informações, é possível fazer um planejamento real, analisar os resultados passados, monitorar a situação atual da empresa e obter dados consistentes para a criação de novas metas.
Índice
Fluxo de caixa
Um dos indicadores financeiros empresariais mais importantes é o fluxo de caixa. Não gerenciar as entradas e saídas é um dos principais fatores que levam muitas empresas a falência. Por essa razão, é fundamental administrar tudo o que entra e sai do caixa, para que os resultados sejam avaliados diariamente.
Resultado Operacional de Caixa
O resultado operacional de caixa calcula quanto de caixa é gerado, deixando de lado valores como empréstimos e pró-labores de sócios. Dessa maneira, retira-se os fatores não operacionais, que em muitos casos podem camuflar os números. Consequentemente, é possível ter uma visão mais clara dos resultados da empresa, especialmente para a realização do planejamento financeiro.
Geração de Caixa
Uma das melhores formas de fazer o controle de custos é analisar a geração de caixa. Para isso, é preciso verificar o que realmente sobrou ou faltou no fechamento. Mas, mesmo que o resultado seja positivo, não abra mão de compará-lo com os demais indicadores. Caso os números sejam realmente bons, verifique se existe a possibilidade de melhorá-los ainda mais no futuro. Porém, se forem negativos, analise como a gestão do caixa está sendo feita e qual foi a razão desse resultado imprevisto.
Resultado Operacional
É possível analisar o resultado operacional a partir da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Para isso, é preciso subtrair das receitas todos os custos, incluindo fixos, variáveis e operacionais. Nessa conta, devem entrar gastos como aluguel, telefone, folha de pagamento, marketing, impostos, entre outros. Com o resultado, você consegue analisar a operação da empresa como um todo, verificando quais são os custos necessários para mantê-la funcionando.
Resultado Líquido
Esse é um dos indicadores financeiros empresariais que demandam maior cuidado. Apesar de muitas vezes ele parecer bastante positivo, lembre-se de que ele não leva em consideração os riscos de empreender, o estoque não vendido e as retiradas dos sócios. Ou seja, um bom lucro não necessariamente significa ter dinheiro em caixa.
Ponto de Equilíbrio
Qual é a quantia necessária para pagar todos os gastos fixos e variáveis da sua empresa? O ponto de equilíbrio determina justamente esse valor. E ele é ótimo para servir como base para a sua definição de metas e objetivos. Além disso, rende uma boa comparação dos demonstrativos de resultados e de fluxo de caixa. Ele é provavelmente o mais essencial dos indicadores financeiros empresariais, pois ao superar todos os meses o ponto de equilíbrio, seu negócio passa a ser lucrativo.
Retorno sobre investimentos
Para calcular o retorno sobre investimentos é necessário dividir o lucro líquido pelo total de ativos do balanço. O resultado vai determinar se realmente vale a pena seguir com a empresa, se ela é viável ou não.
Valor da empresa
Se você deseja saber quanto o seu negócio vale, primeiro deve fazer a seguinte pergunta: é mais importante ter ativos tangíveis ou um valor intangível, mas que gera muito dinheiro? Exemplos como AirBnB, que não possui nenhum hotel e casa, e Uber, que não tem carros, nos fazem refletir com relação a isso.
Controle orçamentário
Para finalizar, temos um dos mais importantes indicadores para controle de custos. O principal objetivo do controle orçamentário é tentar prever as receitas e despesas de um período. Dessa maneira, fica mais fácil se adiantar e destinar os recursos para determinados objetivos. Ele funciona basicamente como uma ferramenta para gestão e ao acompanhar esses dados regularmente, é possível verificar se as metas são cumpridas e se os recursos estão sendo utilizados de maneira correta. Consequentemente, a tomada de decisões se torna muito mais assertiva.
Pode ser considerado relativamente simples conseguir esses indicadores, caso você tenha bastante organização para reuni-los. Porém, vale ressaltar que para que toda a análise desses dados seja real, é preciso contar com números confiáveis. Por essa razão, é fundamental contar com o apoio de um contador. Esse profissional vai te ajudar a não esquecer de nenhum detalhe e ainda garante que os principais demonstrativos serão obtidos de maneira mais simples.
Precisa de ajuda para organizar as finanças da sua empresa? Clique aqui!