8 dicas para você manter a saúde financeira da sua empresa

Cuidar da saúde financeira de uma empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, ela demanda que inúmeras atividades sejam realizadas regularmente, para evitar qualquer risco para os negócios.


A gestão financeira empresarial é uma das atividades mais importantes de uma empresa, e também uma das mais desafiadoras. Todo o sucesso do seu negócio pode depender disso e, justamente por não ser uma tarefa fácil, é preciso ter muita organização para garantir a saúde financeira empresarial. Para te ajudar a alcançar esse objetivo, separamos 8 dicas para você começar a implementar agora mesmo na sua empresa.

Administre as contas

O primeiro passo para manter a contabilidade empresarial em ordem é administrar as contas corretamente. Fazer uma boa gestão financeira empresarial inclui principalmente controlar o fluxo de caixa e acompanhar
todas as entradas e saídas. Lembre-se de que todos os gastos e ganhos são importantes, até mesmo os pequenos. Afinal, quando reunidos eles podem resultar em um alto valor e, quando não levados em consideração, as contas acabam não batendo.

Realize os pagamentos em dia

Existem inúmeros tipos de contas que um negócio pode ter: fornecedores, prestadores de serviços, folha de pagamento, pró-labore, água, luz, telefone, internet, aluguel, entre outras. Todas elas são obrigações da
empresa e é claro que precisam ser pagas. Como a quantidade geralmente é grande, é preciso ser bastante organizado para que elas sejam pagas na data correta, evitando multas, juros e protestos.

Uma boa dica para fazer a gestão financeira empresarial é usar as datas de vencimento das contas como base e estabelecer dias para o pagamento de cada tipo de conta. Por exemplo, no dia 5 de cada mês, será pago o salário dos funcionários. No dia 10, o telefone e a internet. Até o dia 15, os impostos, e assim por diante. É claro que outras contas variam bastante. Mas essa é uma excelente maneira de organizar todos os
compromissos financeiros da empresa, evitando pagá-las após o vencimento.

Separe contas pessoais e empresariais

Essa é uma das principais regras para manter a saúde financeira empresarial. Ao separar as contas pessoais das do seu negócio, você garante que um não prejudique o outro, consegue organizar melhor as finanças e ainda tem um controle exato da situação da empresa. Além de todos esses benefícios, seu empreendimento ainda ganha maior credibilidade perante instituições financeiras e possíveis investidores.

Administre o estoque

Se a sua empresa comercializa produtos, saiba que a administração do estoque é fundamental para que possa ser feito um bom planejamento, gestão e controle de custos empresariais. Afinal, não saber exatamente o que está no seu estoque, pode te impedir de realizar muitas vendas.

Por esse motivo, liste tudo o que está no seu estoque e mantenha esse controle sempre atualizado. Aproveite também para analisar quais produtos estão saindo com maior frequência e quais estão parados. Com essas informações, fica mais fácil planejar promoções e demais ações.

Crie um fundo de emergência

Se tem uma coisa que podemos aprender com as crises financeiras é a importância de ter uma reserva de emergência. Para criá-la, você deve estipular uma quantia que poderá ser utilizada em momentos difíceis. Com
isso, a sua empresa terá uma segurança maior, reduzindo as chances de criar dívidas e até mesmo chegar à falência.

Tenha um planejamento financeiro

Sem um planejamento financeiro empresarial, é difícil para um negócio se manter estável. Afinal, essa é uma forma de preservá-lo, garantindo que as contas sejam mantidas em dia e que os custos desnecessários sejam
cortados. Mas, para que isso seja realmente possível, é fundamental que esse planejamento seja realista. Se você ainda não fez o da sua empresa, comece agora mesmo. Se já fez, revise-o regularmente, para realizar
quaisquer ajustes que possam ser necessários. E lembre-se que ele deve ser refeito no início de cada ano, para a criação de novas metas de curto, médio e longo prazo.

Mantenha os arquivos e documentos organizados

Essa é provavelmente uma das dicas mais importantes e que infelizmente, muitas empresas não dão o devido valor. Manter os arquivos e documentos financeiros organizados e atualizados pode facilitar muito o dia a dia do seu negócio, especialmente no que diz respeito à tomada de decisões. Afinal, ao saber qual é a real situação da empresa, o empreendedor pode tomar decisões mais assertivas. Sem falar que, em casos de fiscalização, todos os documentos serão facilmente localizados.

Conte com o apoio de um contador

É comum encontrar micro e pequenas empresas onde o empreendedor centraliza a maioria das tarefas, se não todas. Mas a verdade é que é praticamente impossível fazer uma boa gestão financeira empresarial sem contar com o auxílio de um contador. Um profissional da área poderá te dar todo o suporte necessário. Afinal, ele conhece as leis tributárias vigentes, está sempre atento a possíveis mudanças e ainda te auxilia a enquadrar sua empresa corretamente, de acordo com a atividade realizada pela mesma.

Você já percebeu que várias questões podem influenciar na saúde financeira empresarial. Mas lembre-se que com uma dose extra de organização e dedicação, essa tarefa pode ficar cada vez mais fácil e você ainda estará tranquilo, sabendo que tudo está em ordem.

Precisa de ajuda para fazer a contabilidade empresarial do seu negócio? Clique aqui!

Classifique nosso post post

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

    Recomendado só para você
    A coleta e análise de dados sempre foi uma ação…
    Cresta Posts Box by CP