Conheça investimentos de curto prazo que são perfeitos para investidores iniciantes e aqueles que você deve passar longe por enquanto.
Quem procura por uma boa aplicação financeira, mas não quer esperar, acaba encontrando nos investimentos de curto prazo uma ótima opção com liquidez e rentabilidade. Porém, para aqueles que estão começando e dando os primeiros passos nessa área pode ser um pouco mais difícil escolher o mais adequado.
Se você está lendo isso, é porque provavelmente deseja descobrir onde investir com mais segurança e é exatamente o que nós vamos falar. Toda a sua carteira de investidor precisa ser feita com cuidado e evitando ao máximo os erros, por isso pesquisar sobre o assunto é o melhor caminho.
Lembre-se também de sempre levar em conta o atual momento econômico, pois com os cortes na taxa Selic, alguns investimentos se tornam opções não tão interessantes quanto eram em outras épocas.
Índice
Tipos de investimento de curto prazo
Os investimentos de curto prazo são excelentes alternativas para quem está começando nesse mercado. Por contarem com um retorno rápido, a maioria deles possui um prazo menor do que um ano ou até mesmo com um trimestre apenas.
Isso possibilita que você possa movimentar o seu capital e não fique com todo o seu dinheiro retido em caso de emergência. Como nunca sabemos o que o futuro nos reserva, ter investimentos de curto prazo é muito bom para a sua carteira de investidor.
Nós separamos alguns deles que são super indicados para quem procura por investimentos seguros e é avesso aos riscos. Esse é o seu caso? Então confira essa lista completa e escolha aqueles que mais combinam com o seu estilo.
Certificado de Depósito Bancário (CDB)
Sabe o momento em que o jogo vira para o seu lado? Pois podemos dizer que é isso que acontece de certa forma quando se opta por investir no Certificado de Depósito Bancário, pois é você quem empresta dinheiro para o banco nessa modalidade.
Parecido com a poupança, ele possui algumas características especiais quando comparamos com as outras alternativas. O tempo de liquidez, quando o dinheiro fica rendendo, pode variar de acordo com a instituição contratada.
Geralmente os bancos grandes costumam ser as melhores opções, mas com o corte da Selic as instituições financeiras menores estão oferecendo condições mais atraentes. Mas atenção, fique de olho para não ser enganado, pois aquelas que oferecem uma alta rentabilidade apresentam mais riscos de calote.
Letras de Crédito Imobiliário (LCI)
Quem deseja ficar por dentro do mundo dos investimentos financeiros precisa se acostumar com a enorme quantidade de siglas, e ainda mais com a LCI que é uma das principais do mercado. Eles são títulos emitidos pelos bancos para gerar crédito imobiliário e possuem garantia Fundo Garantidor de Créditos.
Elas são isentas da declaração de Imposto de Renda e possuem um vencimento a partir de 3 meses, ideal para quem não quer esperar muito para ter o dinheiro de volta.
Fundos DI
Costumam ser escolhidos por iniciantes ou veteranos que querem ter mais investimentos seguros. Apresentam uma rentabilidade mais baixa, porém boas opções para quem deseja investir um valor menor e procura por fundos com liquidez diária.
Ao incluir em sua carteira de investidor é necessário ter atenção na hora de contratar. É recomendado que a taxa de administração não passe de 0,5% ao ano e que com uma rentabilidade maior que 100% do CDI.
Cadê o Tesouro Direto e os Fundos de Curto Prazo?
Esses dois investimentos estão entre os mais procurados por investidores iniciantes, mas as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) têm afastado o interesse por esse tipo de aplicação.
Mesmo assim, vale a pena entender mais sobre eles para ficar de olho quando a maré voltar a ficar boa no futuro.
Tesouro Selic – Letras Financeiras do Tesouro (LFT)
Vamos falar dessa que é uma das mais famosas e seguras opções de investimento de curto prazo. Apesar de ser muito indicado para quem está começando e não quer correr riscos de jeito nenhum, o momento atual não recomenda a aplicação no Tesouro Direto.
Geralmente ele apresenta um bom rendimento e tem uma característica bem interessante sobre a retirada do valor, podendo ser resgatado a qualquer momento depois do primeiro mês. Além disso, ele não é tributado com IOF, o que aumenta mais um pouco a quantia retirada pelo investidor.
Fundos de Curto Prazo
Se considera uma pessoa que não gosta de riscos e está procurando por investimentos seguros? Então os Fundos de Curto Prazo são muito indicados para o seu caso, mas é hora de esperar e aplicar em outras formas de investimento.
Eles possuem menos perigo para os investidores e são interessantes para quem ainda está começando a investir e não quer começar arriscando demais. O grande porém é que os Fundos de Curto Prazo são relacionados com a Selic e ou CDI (Certificado de Depósito Interbancário), então é sempre legal ficar de olho neles para saber o melhor momento para aplicar.
Com a Selic com a mínima histórica, o atual quadro não é muito recomendado para investimentos de renda fixa como esses, pois o retorno tem sido longe do esperado ou até mesmo negativo.
Qual o melhor investimento de curto prazo?
A verdade é que essa escolha não é unanimidade e varia de acordo com o seu perfil e necessidade. Essas opções são indicadas para os iniciantes que desejam investir em segurança e não querem correr riscos.
Sempre que possível, procure diversificar a sua carteira e se dê oportunidades para conhecer cada um deles. Com o tempo você pode trocar e assim irá descobrir quais trazem o retorno que está esperando.
Enquanto isso, aproveite e confira o nosso blog para ver mais dicas sobre o mercado financeiro, contabilidade e gestão para o seu dinheiro crescer ainda mais.