Faça um Check List dos documentos para preencher o seu IRPF e observe em quais situações você se enquadra. Antes de iniciar, fique atento aos prazos!
Importante lembrar que, independente da opção pela declaração completa ou simplificada, você deverá separar todos os recibos e notas fiscais que
comprovem as despesas com educação, médicos, dentistas, planos de
assistência médica em seu nome, de todos os seus dependentes e também do cônjuge.
Faça um Check List dos documentos abaixo e observe em quais situações
você se enquadra:
1 – Cópia da declaração entregue em 2019 (ano calendário 2018);
2 – Titulo de eleitor de quem irá declarar pela primeira vez ou ainda não tenha informado;
3 – Informes de rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadorias, bem como das instituições financeiras, bancos, previdência privada;
4 – Recibos e notas fiscais relativos a despesas com saúde (médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeuta e fonoaudióloga e planos de saúde e/ou odontológicos), informando o CPF/CNPJ;
5 – Comprovantes de despesas com instituições de ensino;
6 – Comprovantes de aluguéis recebidos e também os pagos;
7 – Recibos de pagamentos e informe de rendimentos de previdência privada aportes ou resgates;
8 – Nome e CPF de beneficiários e pagadores de doações/heranças e respectivos valores;
9 – Recolhimentos INSS, quando houver.
10 – Nome e CPF de filhos ou ex cônjuges para comprovação de pensão
alimentícia, obrigatório independentemente da idade;
11 – Documentos sobre rescisões trabalhistas com valores individualizados;
12 – Documentos que comprovem venda ou compra de bens em 2019;
13 – Comprovantes de pagamentos de prestação de bens, como veículos e
imóveis em 2019;
14 – Controle de compra e venda de ações, com apuração mensal de imposto devido nas operações;
15 – Comprovantes de despesas do livro-caixa (para prestadores de serviço autônomo);
16 – Darfs de carnê-leão e mensalão pagos;
17 – Informações necessárias para declarar compra ou venda Imóveis?
* Inscrição Municipal (carnê do iptu);
* Data de aquisição;
* Endereço completo e CEP;
* Área total do imóvel;
* Cópia matricula do imóvel;
* Cartório de registro dos imóveis (nome);
18 – Informações necessárias para declarar compra ou venda veículos?
* N° do renavam;
* Marca, modelo, placa do veículo;
* Nome do comprador ou vendedor;
* CPF/CNPJ do comprador ou vendedor.
19 – Todos os documentos acima (despesas, rendimentos, aquisições e vendas, referentes aos seus dependentes). Não esqueça de informar o número do CPF de todos seus dependentes e de todos os alimentandos (quando for o caso) e independentemente da idade. Também é importante lembrar que todas as despesas e rendimentos dos seus dependentes devem constar em sua declaração.