Planejamento Financeiro Empresarial: O que é e como é feito?

O planejamento financeiro é um documento fundamental para guiar o empreendedor e ajudá-lo a tomar decisões assertivas.


 

Em todos os setores de uma empresa, planejar é fundamental para o sucesso e crescimento do negócio. E planejamento financeiro é fundamental para guiar o empreendedor e ajudá-lo a tomar decisões assertivas que o farão alcançar seus objetivos. Mas, apesar de boa parte dos micro e pequenos empreendedores compreenderem isso, é comum encontrar empresas onde os gestores focam mais na execução das ações, do que no planejamento delas. Isso pode ocorrer por falta de tempo ou conhecimento sobre o assunto, mas independente de qual seja a razão, as consequências podem ser negativas para a empresa. E o problema é ainda maior quando o negócio não possui um planejamento financeiro empresarial. Vamos te explicar os motivos a seguir.

O que é o planejamento financeiro empresarial?

Antes de mais nada, é preciso explicar o que é o planejamento financeiro empresarial e quais informações ele contém. Planejamento financeiro é o nome dado a diversas ações, ferramentas e métricas que auxiliam o empreendedor a compreender a situação financeira da empresa. Nele, constam as metas e objetivos a curto, médio e longo prazo, com datas definidas. Além disso, ele também possui dados com relação à receita e gastos da empresa.

A partir dessas informações, é possível criar um plano de ação e fazer previsões. Ou seja, o planejamento orçamentário permite que o empreendedor tenha um controle maior do seu negócio, além de apontar para ele as melhores direções a seguir. Vale ressaltar que esse documento pode ser utilizado com certa frequência, pois ele garantirá que a empresa está seguindo o caminho planejado. E, se for preciso, ele também pode ser reajustado.

Qual é a importância?

Agora que você já sabe o que é o planejamento financeiro, fica mais fácil compreender porque ele é tão importante para as empresas. Afinal, ele é o ponto de partida de todas as decisões tomadas pelo gestor. É a partir dele que o empreendedor consegue tomar decisões estratégicas e assertivas, baseando-se em dados reais. Além disso, esse documento também:

  • Ajuda a precificar corretamente os produtos;
  • Aumenta o controle das contas;
  • Fornece informações sobre o estoque;
  • Mostra quais são os melhores momentos para investir e otimizar ações; entre outros.

Mesmo com tantos benefícios, ainda é comum encontrar empreendedores que ignoram a importância do planejamento financeiro empresarial. A consequência disso é a curta vida de empreendimentos, que infelizmente precisam encerrar suas atividades por falta de planejamento.

O que não pode faltar?

Você certamente não quer fazer parte desse grupo e, para lhe auxiliar nisso, separamos algumas dicas do que não pode faltar em um bom planejamento orçamentário:

Conheça a sua empresa

É claro que ninguém conhecerá a sua empresa tão bem quanto você mesmo. Mas será que você realmente sabe cada mínimo detalhe sobre ela? Quais são suas forças e fraquezas e o impacto que a economia causa no seu negócio? Comece respondendo a essas perguntas e descrevendo todas as atividades, recursos e materiais necessários para que a empresa prospere.

Seja realista

Seja na definição das metas e objetivos ou no levantamento das suas receitas e despesas, trabalhar com informações reais é fundamental. Somente dessa forma será possível tomar decisões assertivas, que não colocarão em risco o futuro do seu negócio. Vale ressaltar que é preciso criar estratégias para diferentes cenários, já que o futuro é incerto, mas sempre trace planos tendo como base informações verídicas.

Defina objetivos

Todo planejamento precisa da definição de objetivos. Para isso, comece respondendo perguntas simples, como:

  • Preciso quitar dívidas?
  • Devo aumentar o capital de giro?
  • Desejo expandir o negócio?
  • Pretendo fazer um investimento específico?

Com base nas suas respostas, estabeleça objetivos com prazos reais e crie um plano de ação para alcançá-los.

É preciso enfatizar que mesmo grandes empresas podem enfrentar dificuldades para fazer o planejamento financeiro empresarial. Por isso, independente se você está começando agora ou se o seu negócio já está no mercado há alguns anos, é fundamental contar com o apoio de especialistas. Contar com esse acompanhamento garante que o seu planejamento não tenha erros, facilitando as tomadas de decisões mais assertivas e evitando problemas financeiros no futuro. Precisando de ajuda para estruturar o planejamento financeiro da sua empresa? Nossos profissionais estão prontos para lhe dar todo o apoio necessário e alavancar o seu negócio. Converse conosco!

Classifique nosso post post

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

    Recomendado só para você
    Especial Outubro Rosa A campanha Outubro Rosa é realizada mundialmente…
    Cresta Posts Box by CP