Necessidade de planejamento tributário e societário

Seja qual for o porte da sua empresa, há algumas questões que precisam de acompanhamento constante. Dentre as principais, está a contabilidade. Com inúmeras responsabilidades e funções, ter o amparo de especialistas na área pode proporcionar ao negócio diferenciais perante o mercado, levando consequentemente ao crescimento do mesmo. E uma das competências do profissional da contabilidade que mais podem trazer resultados positivos para o empreendedor é o planejamento tributário e societário.

Planejamento tributário

Um planejamento tributário bem feito precisa abranger dois pontos fundamentais: o passado e futuro da empresa. Inicialmente é feito um levantamento dos últimos anos da companhia. Nessa análise, são verificadas informações como a estrutura do negócio, quais tributos eram coletados anteriormente, se houve inconsistências de enquadramento da empresa e quais são as formas de corrigi-los. Além disso, o profissional também confirma se valores mais altos do que o necessário eram cobrados e se existe a possibilidade de recuperar essa quantia ou abater em tributos futuros. Com isso, o empreendedor consegue ter uma visão mais detalhada das operações do seu negócio, sem falar que ainda percebe a importância de uma gestão tributária correta e dentro da lei.
Depois, deve ser realizada uma análise da companhia como um todo e sua qualificação tributária. Pois, dependendo da legislação, alguns tributos podem diminuir consideravelmente, como IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, ISS e ICMS e Simples.

Planejamento societário

O planejamento societário tem a função de estruturar e organizar a gestão da empresa, levando em consideração os sócios ou acionistas. Essa ferramenta fornece maior segurança para o negócio de modo geral. Afinal, ela defende as vontades, interesses e bens dos sócios e acionistas. Sem falar que ainda deixa a companhia preparada para eventuais problemas que possam surgir com relação ao tema. Desentendimentos sempre devem ser levados em consideração em relações comerciais e, para que o negócio esteja a frente desse tipo de situação, o planejamento societário conduz a sociedade de forma pacífica, evitando conflitos que possam chegar a julgamento, por exemplo.

Benefícios do planejamento tributário e societário

De maneira geral, o planejamento tributário e societário dá mais segurança para os envolvidos no negócio. Já que mantém todas as informações detalhadas e organizadas. Dessa forma, inconsistências com relação a tributos são evitados e as contas estão sempre em dia. Sem falar que, com uma documentação estruturada, o trabalho é valorizado, abrindo portas para parcerias, facilitando a obtenção de créditos com bancos e fornecedores e deixando o negócio mais visado para possíveis investidores. Já, do ponto de vista tributário, ter a companhia sempre coletando os tributos corretos se torna um sinônimo de economia. Afinal, cria-se alternativas que podem reduzir consideravelmente os valores, o que aumenta a margem de lucro e o capital de giro. Consequentemente, os preços da empresa se tornam mais competitivos.

Como fazer um planejamento tributário e societário?

Nesse momento, é fundamental contar com a ajuda de um profissional. A legislação brasileira muda constantemente e é difícil para um empresário lidar com essas questões e colocar um foca na gestão do seu negócio. Por essa razão, ter o apoio de um profissional competente garante que o negócio estará sempre atualizado e dentro da lei, evitando qualquer problema futuro.

Classifique nosso post post

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

    Recomendado só para você
    Usar o sobrenome da família, o próprio nome, focar no…
    Cresta Posts Box by CP