Toda empresa conta com uma base de clientes. Afinal, sem vendas, ela não consegue continuar atuando no mercado. Por isso, quando a economia passa por um mal período, o relacionamento com o cliente pode acabar sendo o diferencial entre aumentar as vendas ou passar por uma recessão.
Toda empresa, em algum momento, vai passar por uma crise. E para superar esses tempos difíceis, é fundamental se preparar antecipadamente, para encontrar as melhores soluções com rapidez. Porém, diferente do que muitos podem achar, nós não estamos falando apenas de se manter durante uma crise. É possível até mesmo aumentar suas vendas em períodos como esse e uma das melhores formas de fazer isso é realizando o gerenciamento da carteira de clientes.
Você com certeza sabe que seus clientes são fundamentais para que o seu negócio se mantenha funcionando. Mas você já pensou em como desenvolver uma boa gestão da carteira de clientes pode ser decisivo para suas vendas?
O que é?
Para compreender o que é o gerenciamento da carteira de clientes, é preciso saber qual é o foco dessa ação. O objetivo de uma empresa ao dar atenção para essa gestão é basicamente melhorar o relacionamento com o seu consumidor. E para fazer isso, o empreendedor começa a coletar e utilizar informações que muitas vezes, ele já possuía.
Dados sobre a sua clientela são informações preciosas que, quando usadas corretamente, se transformam em grandes oportunidades. Ou seja, a carteira de clientes se torna uma questão estratégica para o seu negócio. Com ela, é possível conhecer melhor seu público, quais são suas necessidades e até mesmo alcançar novos clientes.
O que te impede de faturar?
Para que você possa compreender melhor quais são os benefícios do gerenciamento da carteira de clientes, primeiro vamos mostrar quais são os principais pontos que podem interferir no faturamento da sua empresa. De forma resumida, você pode perder clientes por causa de uma baixa qualidade nos produtos, poucas opções e preços altos. Mas nada disso faz com que você perca mais vendas do que o mau atendimento.
Benefícios da gestão da carteira de clientes
Como já foi citado anteriormente, melhorar o relacionamento com o consumidor é a principal meta de quem está procurando ter um gestão mais eficiente da carteira de clientes. Os benefícios disso são muitos. Quanto melhor você conhece sua clientela, mais assertivas são as estratégias para atrair bons clientes e fidelizá-los. E conforme a sua empresa vai sanando as necessidades do público, a tendência dessas pessoas te indicarem é ainda maior. Aliás, até mesmo os clientes inativos podem acabar fazendo propaganda do seu negócio. Consequentemente, você acaba ampliando sua carteira e as vendas aumentam.
Mas esses não são os únicos benefícios que o gerenciamento da carteira de clientes pode proporcionar para uma empresa. Dentre os principais, estão:
- Tomada de decisões mais assertiva;
- Planejamento estratégico baseado no cenário real;
- Menor probabilidade de fazer compras de fornecedores que não condizem com a realidade das vendas;
- Aprimoramento da abordagem ideal para o público-alvo;
- Estratégias durante a crise tem mais chances de ter resultados positivos.
Como começar?
O primeiro passo para o gerenciamento da carteira de clientes é identificar seu público e fazer uma triagem. Separe-os em ativos e inativos. Os primeiros são aqueles que estão dispostos a comprar e já consomem da sua empresa com frequência. Já o segundo grupo, é composto por aqueles consumidores que já adquiriram seus serviços, mas isso faz algum tempo. Com essas primeiras informações, você já consegue ter uma noção de quais clientes estão mais propensos a consumir. Da mesma forma, também vai saber quais não estão dispostos. Nesses casos, pode não valer a pena tentar resgatá-los.
Para que tudo isso seja possível, é fundamental a realização de cadastros. Por isso, se o seu negócio ainda não coleta informações como nome, data de aniversário, e-mail, telefone, endereço e CPF, inclua imediatamente esse procedimento durante os atendimentos. No início, coletar esses dados e monitorar as informações contidas nele pode ser mais difícil, mas conforme isso se torna um hábito, você e seus funcionários conseguirão fazer esses procedimentos com maior rapidez.
Com a coleta dessas informações, fica mais fácil analisar quais são os perfis do seu público. Aproveite para descobrir do que eles gostam, quais são suas vontades e necessidades, quais datas comemorativas são mais relevantes para eles e anote também os aniversários. Esse tipo de dado é ótimo para realizar promoções estratégicas ou simplesmente para mostrar o quanto esse consumidor é importante para a sua empresa.
Dicas extras para os momentos de crise
Você seguiu todas as dicas, mas ainda está com dificuldades para criar estratégias durante a crise? Saiba que uma das principais qualidades que um empreendedor precisa ter é a capacidade de se adaptar. Em tempos de recessão econômica, passa a ser ainda mais importante compreender as necessidades do consumidor. Afinal, conhecendo suas dores, fica mais fácil encontrar soluções para elas. Verifique se existe a possibilidade de reduzir um pouco o valor do seu produto ou de aumentar o prazo de pagamento, por exemplo.
Também aproveite as redes sociais, telefone e WhatsApp para entrar em contato com sua clientela. É importante se fazer presente, mas tomando cuidado para não exagerar. Outra dica bacana é buscar parceiros que podem te ajudar, como fornecedores, distribuidores e até mesmo bancos. Afinal, todos tem o objetivo de manter a economia girando. E é claro, não esqueça que essa é uma grande oportunidade para usar a internet a seu favor. Portanto, se sua empresa ainda não utilizava ela para vender, agora é um ótimo momento para começar.
Finalmente, é preciso ressaltar que os períodos de recessão são difíceis para todo o mercado, mas com um bom gerenciamento da carteira de consumidores e com uma atenção especial ao relacionamento com o cliente durante a crise, é possível superar todas essas dificuldades!
Quer saber quais medidas foram tomadas pelo governo para enfrentar a crise do Covid-19? Clique aqui.