Até que ponto a terceirização de colaboradores vale a pena?

A terceirização de serviços é um assunto bastante presente no dia a dia de muitas empresas brasileiras. No país, essa modalidade já representa cerca de 25% da mão de obra e há uma forte tendência para que essa porcentagem aumente, especialmente porque muitos empresários acreditam que ela seja mais econômica. As áreas mais procuradas são as de limpeza, manutenção e vigilância, por serem atividades que não fazem parte do foco principal das contratantes. Porém, antes de realizar essa mudança, é preciso levar vários pontos em consideração e analisar as vantagens e desvantagens. Somente assim, será possível se certificar de que a terceirização de colaboradores vale a pena para o seu negócio.

Vantagens

A vantagem da terceirização de colaboradores que mais atrai os empresários é a redução de custos com os funcionários. Ela acaba sendo mais barata do que a contratação e manutenção dos colaboradores, especialmente devido os encargos trabalhistas. Sem falar que a terceirização ainda reduz muitos problemas com segurança do trabalho e a empresa corre menos risco de ser processada e ter que pagar indenizações. Sendo assim, o negócio desfruta de profissionais capacitados por um valor reduzido.

Riscos

Também há alguns riscos que devem ser levados em consideração para saber ao certo se a terceirização de colaboradores vale a pena para o seu negócio. Você sabia, por exemplo, que se a empresa terceirizadora negligenciar os direitos dos trabalhadores, a contratante dos serviços também pode ser culpabilizada. Por isso, é fundamental fazer uma pesquisa das opções do mercado, antes de fechar negócio. Além disso, também consulte sua contabilidade para verificar se o serviço em questão realmente pode ser contratado. Apesar de a Reforma Trabalhista ter alterado algumas leis nesse sentido, é melhor pecar pelo excesso de cautela.

O que deve ser analisado antes da contratação?

Para ter certeza de que a terceirização de colaboradores vale a pena para a sua empresa, a primeira coisa que você deve analisar é os resultados a longo prazo. Pois em um curto período, os gastos provavelmente serão menores. Já que, ao contratar uma terceirizada, os custos com treinamentos, uniformes, entre outros, serão cortados. Porém, eles serão incluídos nos valores da contratação para que você receba profissionais qualificados.
Outro fator que leva os empresários a contratarem esses serviços é a falta de confiança na capacidade de sua empresa e dos seus funcionários em realizar as atividades necessárias. Mas isso nem sempre é verdade. Por isso, verifique se não vale mais a pena investir um pouco mais no seu negócio para criar esse diferencial. Afinal, com uma equipe terceirizada é mais difícil garantir que todos os membros se adaptem rapidamente a mudanças e que estejam alinhados com a cultura organizacional e com os valores da empresa.

Classifique nosso post post

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

    Recomendado só para você
    De acordo com a PEGN, a modalidade de empresas de…
    Cresta Posts Box by CP