5 erros comuns na contabilidade da área de saúde

Desprezada por muitos empreendedores, o controle das finanças é uma das ações mais importantes para te manter no mercado. Fluxo de caixa, administração de vendas, gestão tributária e tantas outras funções dessa área acabam demandando tempo. Mas, a energia gasta aumenta muito mais quando as contas não estão em dia. E essa é a realidade de muitos negócios no Brasil. Pensando nisso, separamos os 5 erros comuns na contabilidade da área de saúde para que você possa eliminá-los o mais rápido possível.

Não controlar as vendas

A falta de controle das vendas e prestações de serviços é um dos erros comuns na contabilidade da área de saúde. Você pode até achar que essa ação não é tão importante, afinal o essencial é estar vendendo. Mas a verdade é que registrar e monitorar o que tem vazão, especialmente de acordo com os períodos, permite uma melhor gestão do orçamento. Dessa forma, a empresa se mantém com um bom fluxo de caixa e capital de giro suficiente. Sem falar que ao fazer isso, você automaticamente consegue informações para fazer um planejamento estratégico do seu negócio. Afinal, você compreenderá os padrões de venda, terá mais dados sobre seus clientes e poderá escolher melhor seu mix de produtos.

Gestão de estoque ineficaz

Os dados obtidos com um bom controle de vendas, torna mais fácil a administração do estoque. E somente com uma boa gestão dos seus produtos, você poderá ter informações exatas sobre as entradas e saídas da empresa. Com o inventário em ordem, o responsável consegue verificar o andamento das vendas e se planejar para as próximas compras.

Erros de precificação

Esse é definitivamente um dos erros comuns na contabilidade da área de saúde e em tantos outros negócios. Pois, para fazer uma boa precificação, você precisa levar em conta todos os seus custos. Entretanto, muitos empreendedores esquecem de levar alguns gastos em consideração. Por isso, lembre-se que todas as despesas fixas e variáveis devem entrar nessa conta. Além disso, inclua a margem de lucro e as contribuições necessárias. Dessa forma, você evita dívidas, pois seus preços se enquadrarão melhor à realidade da sua empresa.

Gestão financeira esporádica

A gestão financeira não deve ser feita de tempos em tempos. Esses cuidados precisam ser constantes, para que o controle seja mais eficaz. Muitas empresas têm dificuldade para se organizar e perdem datas de pagamento dos fornecedores, por exemplo. O resultado é ter que pagar os juros. Outras não conseguem manter um bom fluxo de caixa porque não há uma programação para colocar em ordem os pagamentos e recebimentos. E essas são apenas algumas das situações corriqueiras que podem prejudicar muito seu negócio nesse quesito.

Falta de conhecimento

Você não precisa ser um expert no assunto, mas precisa compreender os dados oferecidos pelo seu controle de contas, para que possa tomar decisões mais assertivas. Para solucionar essa questão, a principal dica é contar com profissionais da área. Afinal, eles poderão te fornecer dados exatos, tirar suas dúvidas, te ajudar em questões tributárias e muito mais.

Classifique nosso post post

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não fique de fora da nossa Newsletter

Cadastre-se e receba semanalmente os conteúdos que preparamos especialmente para você

    Recomendado só para você
    Ter o apoio de um bom escritório de contabilidade pode…
    Cresta Posts Box by CP