Ícone do site Contabilidade em Curitiba – PR

Quais as responsabilidades dos gestores do SUS nas ações de prevenção e controle ao Câncer de Mama?

26 10 Labor Sus Fb (1) Contabilidade Em Curitiba Pr | Blog Labor Contabilistas - Contabilidade em Curitiba - PR

Especial Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa é realizada mundialmente com o intuito de conscientizar mulheres de diferentes idades em relação às medidas de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Mas, especialmente no Brasil, também serve como alerta em relação ao papel do Estado nas ações de prevenção e controle da doença. Desde 16 de maio de 2013, está em vigor a Portaria Nº 874 do Ministério da Saúde, que institui a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na qual estão especificadas as responsabilidades dos gestores públicos nas esferas municipal, estadual e federal.

São diversos apontamentos que deixam claro como o Estado deve agir a fim de garantir a realização dos exames preventivos e proporcionar o acesso a toda rede de apoio para que as mulheres possam dar início ao tratamento em até 60 dias após o diagnóstico do tumor. Além disso, também estão previstas ações logísticas, estrutura hospitalar e ambulatorial, e até mesmo programas de educação continuada dos profissionais de saúde. Conheça algumas das principais responsabilidades de cada esfera:

Responsabilidades de todos os níveis (Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde) 

RESPONSABILIDADES DO GOVERNO FEDERAL

RESPONSABILIDADES DO GOVERNO ESTADUAL

RESPONSABILIDADES DAS PREFEITURAS

Além disso, há também algumas leis que amparam às pacientes com câncer de mama, oferecendo apoio financeiro, transporte para tratamento e até mesmo isenções fiscais. Para conhecer essas leis, leia o nosso último post do blog.

Estatísticas de casos e mortalidade

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), 29,7% dos novos casos de câncer registrados em mulheres no ano de 2020 no Brasil foram de câncer de mama, listado no topo entre os tipos de câncer mais frequentes do sexo feminino. Também é o tipo de câncer que mais mata mulheres no país, totalizando 16,4% dos casos de morte pela doença. Em outro estudo, realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP com mulheres de 10 a 49 anos foi constatado que o câncer de mama é a principal causa de morte entre elas, totalizando 24,4%

Por isso, é fundamental realizar os exames preventivos regularmente e, acima de tudo, conhecer a legislação que ampara as mulheres para que tenham acesso integral aos exames e tratamento da doença o mais rápido possível. Por entender a importância da informação no combate ao câncer, a Labor Contabilistas apoia a campanha do Outubro Rosa e dedica este espaço com a missão de unir forças para que diminua cada vez mais os índices de mortalidade decorrente do câncer de mama em nosso país.

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile